Valete de Copas Voltar à tradição dos jogos de tabuleiro - Valete de Copas
travel-one

Voltar à tradição dos jogos de tabuleiro

Dez motivos para passar tempos divertidos entre família e amigos.

Atualmente, as famílias têm cada vez menos tempo para se reunirem. A vida profissional e outras obrigações pessoais acabam por impedir a convivência desejada nos agregados familiares. E quando estes se juntam, existe uma certa tendência de ver os elementos mais novos a dedicarem-se mais ao telemóvel e às redes sociais do que propriamente à confraternização familiar.

Para dar resposta a essa situação existem atividades que podem juntar todos em pleno momento de distração e divertimento. Os tradicionais “jogos de tabuleiro” são uma ideia a ter em conta. Podem ser jogados por qualquer faixa etária, ninguém fica de fora e, por momentos, podemos regressar a um passado não muito distante. Eis 10 sugestões para provar que a diversão em família ainda é possível.

Monopólio - É um dos jogos de tabuleiro mais famosos do mundo. Embora existam atualmente diversas versões deste jogo, o objetivo é comprar casas, ruas, terrenos e fazer com que os seus oponentes percam, indo à falência. Fácil de jogar e o desafio pode durar umas longas horas.

Cluedo - Jogo de investigação que decorre numa mansão, onde a meta após acontecer um crime é descobrir quem é o assassino, qual a arma utilizada e o local do crime. Confere 324 possibilidades distintas de crime. Através de palpites e pistas temos que conseguir desvendar o que realmente aconteceu.

Uno - Cartas com regras e aspeto diferentes dos típicos baralhos que conhecemos. O objetivo passa por ser o primeiro a ficar sem cartas. Pode ser jogado por 2 a 10 pessoas, tornando a experiência mais difícil de se ganhar quando há muitos jogadores.

Pictionary - Jogo em que são necessários quatro jogadores, no mínimo, formando equipas de pares. O pressuposto é descobrir a palavra associada à imagem desenhada por cada equipa, consoante as regras das casas em que a equipa calha. Ajuda a promover umas ótimas gargalhadas. Ganha a primeira equipa a chegar ao fim.

Party & Co. - Excelente para um serão entre familiares ou amigos. Pode ser jogado por 20 pessoas ao mesmo tempo e tem várias modalidades: desde perguntas, mímicas, desenhos ou leitura de lábios, entre outras. Cada equipa tem uma meta definida desde o início e tem que passar pelas várias categorias para o terminar.

Jenga - Jogo de paciência em que cada jogador, um a um, tem de retirar blocos de uma torre. A finalidade é não deitar a torre abaixo ao tirar a peça e, de seguida, colocá-la em cima da torre. Esta fica maior e suficientemente instável para dificultar a vida ao próximo oponente. Perde aquele que derrubar a torre.

Cara Splash - Cara Splash envolve nervos e suspense, mas ao mesmo tempo é muito divertido. A meta é chegar aos 25 pontos. Para isso é necessário que rodar uma manivela e esperar que não sejamos atingidos pelo lançador de tartes. Quanto mais se rodar sem ser atingido, mais pontos se angaria. É preciso ter é cuidado para não se levar a chapada. :)

Risco - Jogo de estratégia para 3 a 5 pessoas. Tem um mapa político do mundo dividido em 42 territórios e 6 continentes. A ideia é capturar territórios uns aos outros. Vence quem atingir os objetivos primários e secundários primeiro ou, por seu lado, aquele que conquistar todos os territórios.

Bingo - Um clássico. Aqui há bolas numeradas que são sorteadas. Cada jogador tem um cartão e deve completar os números desse cartão. O primeiro a preencher o cartão terá de gritar Bingo, confirmando a vitória.

Trivial Pursuit - Desafia o QI dos intervenientes. Testa conhecimentos sobre história, pessoas, lugares, arte, entretenimento ou desporto, entre outros temas. Cada tema corresponde a uma cor, sendo que cada resposta certa diz respeito a uma peça dessa cor, sendo necessário 6 para ganhar. Vence o primeiro a conseguir todas as cores.

Créditos Fotos: Hasbro, Mattel, Diset

Mário A.

Trabalho na área de turismo e sou apaixonado por diversos temas: desporto, cinema, séries, música, viagens ou videojogos, entre outros. Ambicioso, sonhador, teimoso, nada me demove dos meus objetivos, um verdadeiro Super Mário. :)

0 Comentários

    Dê a sua cartada.

Deixe-nos o seu comentário

Faça login no topo da página para comentar.