A chegada de um filho a uma família é um momento importante a nível emocional, obviamente, mas também do ponto de vista dos cuidados necessários para acolher o recém-nascido no lar em que vai viver. E como o novo membro da família tenderá a ter muitas visitas, há que estar preparado para esses momentos de modo a não prejudicar a adaptação do bebé.
Nos primeiros dias em casa existe a necessidade de adaptação da família ao bebé e de criar novas rotinas. É assim importante o cumprimento de certas regras, algumas vezes impostas pelos pais antes do nascimento. Nesta fase, o recém-nascido estará a adaptar-se à vida cá fora, nomeadamente a estímulos externos, alguns prejudiciais numa primeira fase. Assim, importa seguir algumas regras:
-
Antes de visitar, avise. Marque com antecedência, evitando ir à noite ou colidir com tarefas domésticas, respeitando as rotinas da família;
-
Caso esteja doente (ou suspeite estar) ou indisposto evite a visita. Assim evita o contágio dos pais e do bebé. É importante lavar as mãos antes de pegar no bebé, de forma a reduzir o risco de infeção e, caso esteja constipado(a), use uma máscara facial;
-
As visitas devem ser curtas, sendo o tempo necessário para felicitar os pais e conhecer o bebé;
-
Evite ir com filhos pequenos visitar um recém-nascido;
-
Evite fumar, usar perfumes ou desodorizantes com cheiros intensos, pois podem incomodar o bebé;
-
Pegue ao colo apenas com autorização dos pais: o bebé pode, por exemplo, ter adormecido há pouco tempo;
-
Não beijar o rosto ou as mãos dos bebés, pois existe uma maior suscetibilidade de contrair infeções;
-
Se estiver na hora de alimentar o bebé, respeite a privacidade da mãe. Este é um dos momentos mais sensíveis no pós-parto.
Estas são apenas regras e/ou conselhos generalistas. É importante que o bom senso impere e lembre-se que este é um momento sempre “novo”, para os pais e para o bebé.
0 Comentários
Dê a sua cartada.