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Os benefícios de conseguir planear o treino

Há pormenores a ter em linha de conta na hora de praticar exercício. Conheça alguns desses cuidados.

Cada vez mais a sociedade preocupa-se em ter um estilo de vida saudável, aliando uma boa alimentação à prática de exercício físico. A ida ao ginásio e a adoção de hábitos para uma vida mais ativa é um comportamento agora mais regular. No entanto, antes de avançar para exercícios de maior intensidade, são necessários alguns cuidados.

Práticas erradas, posturas incorretas ou desconhecimento do objetivo na execução de determinados exercícios são erros comuns. Deste modo, a opção por um plano de treino, elaborado por um profissional especializado na área, acaba por ser importante para evitar estes percalços e atingir as metas com maior eficácia. Seguem em baixo pormenores que devemos ter em linha de conta.

Definição de um objetivo
Independentemente do motivo que leva à prática de exercício físico (hipertrofia, perda de peso ou tonificação, entre outros), o objetivo tem de ir encontro as capacidades físicas atuais da pessoa e ao número de vezes semanais que pretende treinar.

Cuidados com patologias
Ao elaborar um plano de treino, há fatores que são tidos em conta para que os exercícios não agravem debilidades de saúde dos praticantes. Doenças hereditárias, problemas musculares ou de articulações, entre outras patologias, devem ser informação obrigatória para se formar um plano personalizado que vise o melhoramento da condição física.

Seguir uma ordem específica
Fazer exercícios aleatórios pode não ser uma boa escolha. A distribuição muscular da carga física deve ser pensada, assim como a sua calendarização. Assim, podemos controlar os treinos e saber o que fazer hoje, no dia seguinte e assim sucessivamente.

Tempo de treino e descanso
A gestão do tempo é fundamental e há que definir a duração dos treinos em concordância com o objetivo pretendido, para que sejam eficientes. Deve-se determinar o tempo de descanso entre as séries e as repetições, ponto importante para garantir evolução.

Sessões de treino diferentes
Os nossos músculos têm memória e habituam-se rapidamente aos exercícios que fazemos. É por isso aconselhável adotar variações de treino que cumpram a mesma função. Além disso, adquirimos mais conhecimentos técnicos e desafiamos o corpo a sair da zona de conforto.

Analisar e definir novos objetivos
Cumprido o plano de treinos para determinado período, é altura certa para analisar a evolução alcançada. Se a execução do plano nesse momento for muito mais fácil, será hora de definir novos objetivos e continuar a evoluir. A prática de exercício, se bem executada, traz imensas vantagens. Permite-nos manter um estilo de vida saudável, melhorar a auto-estima e bem-estar, prevenir doenças e aproveitar o momento para relaxar e libertar o stress. Planear o exercício ajuda-nos a chegar a estes benefícios.

Mário A.

Trabalho na área de turismo e sou apaixonado por diversos temas: desporto, cinema, séries, música, viagens ou videojogos, entre outros. Ambicioso, sonhador, teimoso, nada me demove dos meus objetivos, um verdadeiro Super Mário. :)

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