Não faltam restaurantes para comer marisco hoje em dia, mas encontrar boa qualidade a preços interessantes e com um menu variado continua a não ser assim tão fácil. Depois de alguma pesquisa, fomos experimentar uma pérola relativamente escondida em Campo de Ourique: a Cataplana da Gina.
O aspeto exterior e a disposição do primeiro piso podem sugerir que esta é uma típica tasca lisboeta, com balcão comprido e um enorme presunto em exposição, mas descendo as escadas para o piso mais baixo, entramos num novo mundo. A sala de jantar é surpreendentemente requintada, com um serviço à altura, incluindo babetes de pano para proteger os clientes dos salpicos.
Na Cataplana da Gina existe muita escolha e não faltam os bifes, vários pratos de porco, costeletas de cabrito, coelho e até uma grelhada mista de carnes, mas o marisco é o verdadeiro rei. Quer prefira o que está no tanque ou o peixe e marisco do dia, aqui a qualidade está garantida, principalmente se escolher a especialidade da casa: as cataplanas.
O famoso prato cozinhado num tacho de alumínio está disponível em sete versões diferentes para duas pessoas. Todas incluem natas a pedido do cliente e o difícil é escolher entre o arroz, as batatas e a massa, e os vários tipos de marisco, carne e peixe, que incluem bacalhau, tamboril, porco, coelho, lagosta, camarão tigre, gambas, amêijoas e mexilhão.
Nós escolhemos a cataplana de frutos do mar com arroz, camarão tigre médio, rabos de lagosta, tamboril, amêijoas e gambas, e ficámos rendidos ao sabor e à enorme dose servida, que é mais do que suficiente para duas pessoas com estômagos bastante grandes.
As entradas são as esperadas, mas destaca-se a qualidade dos croquetes e dos rissóis. Para a sobremesa, a nossa escolha foi o leite creme queimado na hora, uma verdadeira delícia ideal para acabar em grande a refeição quando já não há espaço para mais.
O preço pode ser ligeiramente acima da média, mas a qualidade do marisco justifica a visita a um espaço que não é particularmente famoso entre os lisboetas, mas que é uma bela pérola para os apreciadores de boa comida.
Imagens © Cataplana da Gina
Ás: Marisco fresco, atendimento excelente e muita variedade de escolha na carta, com doses muito generosas.
Duque: O aspeto exterior não é tão atraente como a sala de jantar no interior e os preços das cataplanas são um pouco altos.
Mais informações:
Cataplana da Gina
Rua Ferreira Borges, 193 A
Campo de Ourique, 1350-131 Lisboa
Telefone: 21 386 52 69
Horário: De terça a quinta-feira, das 12h00 às 15h30 e das 19h00 às 00h00; Encerrado à segunda-feira.
Página no Facebook: Cataplana da Gina
0 Comentários
Dê a sua cartada.