Todos os pais querem dar o melhor aos seus filhos. No que toca ao regresso às aulas, o material é importante e é um grande investimento, mas há outras coisas – algumas que até nem custam dinheiro – que podem ajudar os seus filhos a ter um melhor ano escolar.
Criar uma boa rotina de sono é uma das melhores coisas que pode fazer para ajudar o seu filho a ter mais energia e uma melhor prestação na escola. Estabeleça bem as horas de ir para a cama de forma a que o seu filho consiga dormir horas suficientes. As crianças entre os três e os cinco anos precisam de dormir entre 10 e 13 horas, já as entre os seis e os 13 anos precisam de nove a 11 horas de sono, e os adolescentes, entre os 14 e os 17 anos, precisam de dormir oito a 10 horas.
Criar um local de estudo, longe de distrações como a família, a andar de um lado para o outro, ou da televisão, também pode contribuir para a concentração e para melhores resultados na escola. É importante que quando a criança ou o adolescente está nesta zona lhe dê espaço e independência. Pode oferecer ajuda, mas deixe o seu filho perceber quando precisa dela.
Dar o exemplo não se queixando do trabalho e mantendo a motivação para aprender coisas novas, bem como incentivar as crianças na escola, também são dicas muito positivas e que não custam dinheiro nenhum.
Encorajar a leitura, indo à biblioteca com os seus filhos ou trazendo livros que lhes possam interessar, bem como dar-lhes a possibilidade de escolher pelo menos uma atividade extra-curricular também pode contribuir muito para a motivação e para o desempenho na escola.
Estar atento às relações para evitar ou detetar a tempo situações de bullying, por exemplo, também é muito importante. Deixar os seus filhos ser crianças ou jovens, dando-lhes tempo suficiente para descansar, brincar e estudar, é outra coisa extremamente importante para a saúde mental e física deles.
Imagens © DR
0 Comentários
Dê a sua cartada.