Entre as décadas de 60 e 80, a FAMEL (Fábrica de Produtos Metálicos, Lda.) era uma das maiores empresas portuguesas de motorizadas e tinha uma enorme legião de fãs. Esta marca histórica passou depois por um período conturbado com a entrada de Portugal na comunidade europeia. Com a abertura dos mercados e a chegada de concorrência externa acabou por encerrar a fábrica e declarar falência em 2002. No entanto, existem planos para trazer de novo a FAMEL para o mercado e o protótipo será apresentado esta semana na Web Summit 2017, que se realiza em Lisboa.
No passado, a empresa chegou a ter mais de 600 funcionários e a produzir cerca de 100 unidades por dia. As motorizadas utilizavam os motores da Zundapp, empresa alemã que também acabou por fechar e, por via disso, trouxe mais dificuldades à FAMEL. No entanto, em jeito de fénix renascida, a marca pode ganhar uma nova vida. Em 2015, Joel Sousa, um jovem de Guimarães licenciado em Engenharia Automóvel, adquiriu os direitos da marca e apostou no desenvolvimento de uma nova motorizada, no caso a recuperação do mitíco modelo XF-17.
Será um produto desenhado por e para portugueses. E a nível estético, a nova FAMEL trará novidades. As rodas são idênticas às da antecessora, o volante, o assento e quadro mudam, e por sua vez, o motor passa a ser elétrico. Uma imagem nova, mas ao mesmo tempo familiar, que se associa facilmente ao ADN da marca.
Ainda falta algum tempo para o projeto entrar na fase de produção e no mercado, mas a apresentação do protótipo decorre já na próxima semana, durante a Web Summit, que se realiza entre 6 de 9 de novembro, em Lisboa. A empresa será apresentada como uma “Alpha Startup” e a sua presença servirá para procurar investidores da área tecnológica que acreditem no projeto e estejam interessados no expansão e internacionalização da marca. Depois de encontrado o parceiro certo, o passo seguinte serão as homologações, os testes de segurança e de fiabilidade e a sua industrialização será o próximo passo.
Maquete © FAMEL
Vocacionada para andar na cidade, a nova FAMEL foi concebida com um motor elétrico que terá a potência equivalente a uma moto 125cc de gasolina e terá uma autonomia de 100 km. Os promotores estimam que o regresso desta marca que guardou lugar no imaginário coletivo português seja possível em 2018.
Imagens © DR
0 Comentários
Dê a sua cartada.